DREADLOCKS

Dreadlock é outra parte bem conhecida da cultura Rastafari. A origem do Dreadlock vem da África ancestral, originário da África Oriental.
“O estilo de cabelo chamado de Dreadlock foi criado por guerreiros do Kenia, um estilo ancião de Kemet e Nubia. Na Jamaica no pós-escravidão, este estilo era chamado de “Dreadful” que significa “Temido, Terrível” (Dubb pg.3).
Os Rastas acreditam que não se pode por lamina afiada em seus cabelos. Isto vem também da interpretação literal da “Bíblia”. Devido a esta crença, eles não penteiam nem cortam os cabelos. Existe também alguns grupos de Rastafaris, como os da Niubingui Etíope Coptic de Sião que usam pentear seus cabelos, mas nunca corta-los.
Outra crença sobre este estilo de cabelo entre os Rastas é que os Dreadlocks lembram a Juba do Leão. O Leão é muito significativo pra a cultura Africana porque ele é o Rei dos animais. Estas características para os Rastas são divinas e por isso importante para o Homem Negro. Haile Selasie I é também chamado de “Leão Conquistador da Tribo de Judah” e para os Rastas o uso de Dreadlock os deixa conectados com Jah.
O Uso do dreadlock apareceu pela primeira vez, na comunidade original de Pinnale.
Como em Pinnacle Howell plantava Maconha, a polícia dava batidas frequentes na região. Por este motivo e outros problemas de demarcação territorial da comunidade Rasta, Howell foi forçado a criar uma milícia com grupo de guardas para proteger a área. Estes guardas deixaram crescer os cabelos no estilo dos guerreiros Africanos ancestrais e começaram a ser reconhecidos como “Locksmen”. Por estes motivos os dreadlocks se tornaram um uma marca registrada dos Rastafaris.
  1. Da mesma forma que a Maconha, os Dreadlocks também trazem muitos problemas para os Rastafaris. No início do Movimento Rastafari, os Rastas que usavam Dreadlocks eram brutalizados pela polícia. Isto fez com que muitos Rasta se embrenhassem nas Florestas Jamaicanas para que assim pudessem viver em paz. As coisas não tem sido muito diferentes nos dias de hoje para aqueles que usam Dreadlocks. Tanto na Jamaica como em outros países, crianças que usam Dreadlocks não podem frequentar certas escolas. Assim como a no caso da Maconha, o assunto dos Dreadlocks nas escolas tem sido motivo para muitas batalhas judiciais para a defesa de direito fundamental do ser humano, o livre arbítrio sobre o próprio corpo.

Nenhum comentário: